SharePoint: o que é e para que serve?

Por Luiz Antonio Sgargeta
SharePoint: o que é e para que serve?

O SharePoint é uma ferramenta utilizada por diversas empresas, graças às funcionalidades e vantagens que oferece aos seus usuários. Caso a sua instituição ainda não trabalhe com o SharePoint ou você não saiba tudo o que ele disponibiliza, fique tranquilo.

A seguir, vamos explicar o que é o SharePoint, quais são suas funcionalidades e vantagens. Confira!

O que é o SharePoint?

É uma plataforma de colaboração da Microsoft muito usada por empresas por ser um local seguro para guardar, compartilhar e acessar informações. Além disso, o SharePoint permite que esses dados sejam acessados de praticamente todos os tipos de dispositivo, ou seja, os colaboradores da empresa conseguem trabalhar de qualquer lugar.

Essa ferramenta funciona como um portal corporativo em que, além de armazenar e compartilhar dados, é possível trabalhar com outros colaboradores em um mesmo projeto concomitantemente, criar sites, intranets e extranets. Sendo assim, ele auxilia na gestão de projetos, nos fluxos de trabalho, na organização e comunicação da empresa.

O SharePoint pode ser personalizado conforme as necessidades de cada instituição e ainda é possível integrá-lo com outras ferramentas da Microsoft, caso elas sejam utilizadas pelos colaboradores.

Quais são as vantagens de utilizar o SharePoint?

1. Colaboração facilitada

Como foi dito, com o SharePoint sua empresa armazena e compartilha arquivos em um mesmo local que pode ser acessado de qualquer tipo de dispositivo. Além disso, documentos podem ser editados por mais de um colaborador ao mesmo tempo e você consegue permitir que apenas os profissionais envolvidos em um projeto tenham acesso a ele.

Então, a colaboração pode ser feita de qualquer local, horário e de forma direta entre os envolvidos. Isso facilita muito o trabalho em equipe e o desenvolvimento de projetos de uma empresa.

2. Melhora na produtividade

O aprimoramento da organização, comunicação e colaboração entre profissionais resulta em uma melhora também na produtividade de cada colaborador. Afinal, o tempo é mais bem aproveitado e não há ruídos na comunicação.

Ademais de melhorar a produtividade, essas vantagens citadas ainda trazem outro benefício: o aprimoramento da qualidade dos serviços realizados pela empresa. Isso pode acontecer justamente porque com a ferramenta é mais fácil realizar o trabalho em equipe, compartilhar ideias, informações e documentos.

3. Atualização dos colaboradores

Além de funcionalidades já citadas aqui, há outra que pode ser bastante importante dependendo do ramo de seu negócio. O SharePoint permite que você crie uma página de notícias na tela inicial.

A página pode conter matérias e links de sites relevantes para a empresa, assim, os colaboradores conseguem se manter atualizados a partir do momento em que acessam a plataforma.

Essa funcionalidade é ótima para negócios que são influenciados por notícias cotidianas, como preços de produtos e valores de moedas, ou pelas ações de outras instituições.

O SharePoint é uma plataforma de colaboração segura que é capaz de melhorar o funcionamento de sua empresa, já que ela auxilia na organização, comunicação e no desenvolvimento de projetos. Se você ainda não utiliza essa ferramenta ou não sabe como aproveitar todas as oportunidades oferecidas por ela, entre em contato conosco!

Nós tiramos suas dúvidas e, assim, ajudamos no crescimento e aprimoramento de seu negócio!

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