Relatórios e dashboards em tempo real no SharePoint

Por Erick Alves de Moura
Relatórios e dashboards em tempo real no SharePoint

O Microsoft Power BI permite visualizar dados do SharePoint, criar relatórios e integrar dashboards em sites do SharePoint usando o web part do Power BI ou código incorporado. Este guia aborda como:

  • Criar um relatório do Power BI a partir de uma lista do SharePoint
  • Habilitar atualizações em tempo real usando Direct Query
  • Incorporar o relatório no SharePoint Online

Usando Direct Query com Listas do SharePoint

Embora o Power BI não suporte nativamente Direct Query para listas, uma solução alternativa é utilizar o Dataverse for Teams ou o Microsoft Synapse Link para exportar os dados para um banco de dados SQL gerenciado pela Microsoft.

Requisitos

  • Microsoft Dataverse ou Synapse Link para integração de dados
  • Banco de dados SQL gerenciado pela Microsoft
  • Power BI Pro
  • SharePoint Online tenant (SPO)

1: Exportar Dados do SharePoint para um Banco de Dados SQL

  1. No SPO, configure a exportação de dados para o Microsoft Dataverse ou Synapse Link.
  2. No Power Apps, conecte-se ao Dataverse e selecione a tabela de dados exportada.
  3. Verifique a sincronização automática dos dados entre SPOe Dataverse.

2: Configurar o Power BI para os Dados do SharePoint no SQL

  1. Abra o Power BI Desktop e conecte-se ao Dataverse ou ao banco de dados SQL gerenciado.
  2. Autentique-se e carregue a tabela necessária.
  3. Crie colunas calculadas necessárias (ex.: Mês, Ano).
  4. Desenvolva visualizações, aplique filtros e formate o relatório.
  5. Publique no Power BI Service.

3: Incorporar o Relatório no SharePoint Online

  1. Copie a URL do relatório do Power BI Service (Arquivo → Incorporar no SPO Online).
  2. No SPO, edite a página ou crie uma nova.
  3. Adicione o web part do Power BI (Preview) e cole a URL do relatório.
  4. Publique a página para compartilhar o relatório com os usuários.

Controle de Acesso e Permissões

Incorporar um relatório não concede acesso automático. Os usuários precisam de permissões adequadas no Power BI. Você pode:

  • Adicionar usuários ao workspace do relatório.
  • Compartilhar um dashboard contendo o relatório.

Configurações do Web Part

Configurações ajustáveis incluem:

  • Página padrão do relatório
  • Opções de ajuste de exibição
  • Visibilidade dos painéis de navegação e filtros

Solução de Problemas

Problemas comuns:

  • Acesso Negado: Certifique-se de que os usuários têm permissão para acessar o relatório no Power BI.
  • Relatório Não Encontrado: Verifique se o relatório ainda existe.

Ao utilizar Power BI com Dataverse ou Synapse Link, as organizações podem obter relatórios em tempo real, melhorando a tomada de decisão e a colaboração.

Veja também nosso artigo sobre O poder das operações em tempo real com SharePoint.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast