Como criar e usar coleções no PowerApps: Guia básico

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como criar e usar coleções no PowerApps: Guia básico

Coleções de colunas no PowerApps são um grupo de itens semelhantes e, por isso, elas são ótimas para armazenar e gerenciar dados. Uma empresa pode, por exemplo, criar coleções para organizar informações sobre seus funcionários ou clientes.

Então, é importante saber como criá-las e usá-las para simplificar processos e trazer agilidade para o cotidiano. Portanto, fizemos este post com um guia básico para você criar e usar coleções no PowerApps. Confira!

Criar uma coleção de colunas no Power Apps

Para criar uma coleção, primeiro você precisa entrar no PowerApps Studio do aplicativo onde será feita a coleção de colunas. Em seguida, basta seguir esses passos:

  • Adicione um controle de Text input.
  • Renomeie esse controle selecionando as reticências no painel de navegação esquerdo e clicando em Renomear. Depois, digite ProductName.
  • Em seguida, adicione um controle Drop down.
  • Renomeie o Drop down para Colors e lembre-se de verificar se a propriedade Items está selecionada na lista de propriedades.
  • Na barra de fórmulas substitua a expressão “DropDownSample” por: [“Red”, “Green”, “Blue”].
  • Adicione um controle Button, identifique a propriedade de Text como “Add” e defina a propriedade de OnSelect com essa fórmula: 

Collect(

    ProductList, 

    {

        Product: ProductName.Text,

        Color: Colors.Selected.Value

    }

)

  • Clique em F5 no seu teclado, digite um texto em ProductName, selecione uma opção em Colors e clique em Add.
  • Repita essa etapa pelo menos duas vezes e depois pressione Esc.
  • No menu Arquivo, é só clicar em Coleções para aparecer a que você acabou de criar.

Mostrar uma coleção

Para que sua coleção apareça diariamente, você tem que adicionar um controle Gallery vertical. Em seguida, é preciso definir a propriedade Items da galeria como ProductList.

Então no painel Dados nomeie o campo de subtítulo como Color e o de título como Product. Após feche o painel Dados, selecione a galeria e identifique o campo Layout como Title and subtitle.

Remoção de itens

Depois de conferir sua coleção de colunas, pode ser que você queira remover alguns ou todos os itens da coleção. Para isso, você deve realizar as seguintes ações:

  • Selecione o modelo de galeria clicando ou tocando próximo à parte inferior da galeria. Em seguida, clique ou toque no ícone do lápis no canto superior esquerdo.
  • Adicione um ícone da Lixeira ao modelo da galeria.
  • Modifique a propriedade OnSelect do ícone para a seguinte fórmula: Remove(ProductList, ThisItem).
  • Fora da galeria, adicione um botão, defina o Text como “Clear” e a propriedade OnSelect como: Clear(ProductList).
  • Pressione Alt e mantenha a tecla pressionada enquanto seleciona o ícone da Lixeira em um item para removê-lo. Caso queira remover todos os itens da coleção, clique em Limpar.

Adicionar lista do SharePoint em uma coleção

Se você quiser, é possível adicionar uma lista do SharePoint em uma coleção. Entretanto, primeiro é necessário criar uma conexão entre o PowerApps e a lista do SharePoint.

Para isso, você deve entrar no PowerApps, selecionar Dados > Conexões na barra de navegação esquerda e clicar em Nova Conexão no canto superior esquerdo. No campo de busca no canto superior direito digite SharePoint e selecione o programa. Nesse momento, você pode prosseguir de duas maneiras:

  • No SharePoint Online: selecione Conectar-se diretamente (serviços de nuvem), Criar e, se solicitado, forneça suas credenciais. A conexão será feita e basta adicionar dados a um aplicativo existente ou criar um do zero.
  • Em um site On-Premises: selecione Conectar usando o gateway de dados local. Em tipo de autenticação especifique Windows e coloque suas credenciais. Caso essas incluam um nome de domínio, especifique-o como domínio\alias. Em Escolha um gateway, clique no que deseja usar e depois em Criar. Nesse momento, a conexão é criada e é só adicionar os dados a um aplicativo existente ou criar um do zero.

Agora sim você pode adicionar a lista a uma coleção! Assim adicione um botão e defina a propriedade OnSelect para essa função, substituindo ListName pelo nome da lista do SharePoint: Collect(MySPCollection, ListName).

Essa ação cria uma coleção chamada MySPCollection que possui os mesmos dados da lista do SharePoint. Com a tecla Alt pressionada, clique no botão. Se quiser ver a coleção criada, basta selecionar Coleções em Arquivo.

Com essas coleções será bem mais fácil organizar e administrar os dados da empresa. Agora que você sabe como criar e usar coleções no PowerApps, que tal aprender a destacar conteúdo na home page do SharePoint?

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast