Transformando o SharePoint em um sistema inteligente com Power Platform
O SharePoint é uma poderosa ferramenta de colaboração e armazenamento de dados, amplamente adotada para gestão de documentos e trabalho…
Hoje vamos adicionar uma nova ferramenta fantástica ao seu cinto de ferramentas. Primeiro, verificaremos como obter informações dinâmicas do SharePoint, como as listas, os campos de cada lista e assim por diante. Claro, você pode pensar que não é útil ou que nunca usaria e isso pode ser verdade.
Tudo se resume a usar a ação “Enviar uma solicitação HTTP para o SharePoint ”. Nos bastidores, o Power Automate usa a mesma estratégia para “Obter itens”, por exemplo, então vamos ver as coisas que funcionam em segundo plano e como você pode aproveitá-las.
Por fim, um alerta quanto à terminologia: você precisa entender JSON. Não é difícil, e em breve publicarei uma referência explicando um pouco mais detalhadamente, mas enquanto isso, aqui está o artigo da Wikipedia sobre como funciona.
Uma coisa que pode ser útil é conhecer todas as listas de um site. Para fazer isso, podemos usar o seguinte endpoint:
_api/web/lists/
Veja como fica:
Antes de olharmos para o retorno da ação, é fundamental dar uma olhada nas listas do site de teste.
Como você pode ver, existem algumas, então agora sabemos o que esperar. Há muitas informações retornadas nessa solicitação, mas vamos ver as mais úteis para nós:
A informação retornada é “sobre” a lista e não “da” lista. O que quero dizer com isso é que você não verá as colunas da lista e outros detalhes, mas verá (como mostrado na imagem acima) um link para os itens da lista, um link para as visualizações, etc.
Pense nisso como o “índice” onde você verá as informações de uma lista e depois, dependendo do que quiser, seguirá o caminho até essa informação. Aqui está um pouco mais de informação, ainda sobre a lista:
A Microsoft foi bastante generosa com a quantidade de informações retornadas para que você possa buscar informações como:
Se alguém lhe perguntar, “quantas listas nós temos?” você sabe como fazer isso rapidamente e ainda fornece um pouco mais de informação sobre cada um.
Outra coisa valiosa a fazer é encontrar uma lista, especialmente se você tiver muitas delas. Veja como obter informações dinâmicas do SharePoint referindo-se ao nome da lista.
_api/web/lists/getbytitle('TrackingQA')
Aqui está o que parece:
Então, depois de correr, podemos ver que ele o encontra.
A pesquisa não diferencia maiúsculas de minúsculas. Finalmente, vejamos o que acontece quando encontramos uma lista que não existe.
Obtemos a seguinte exceção:
A Lista 'Teste' não existe no site com a URL 'https://trinapse.sharepoint.com/sites/TrinapseQA'..
clientRequestId: 4609c0a8-d7b1-4358-b4a8-2fe2985ab9c9
serviceRequestId: 7ec583a0-6052-2000-f937-f6afd28b1332
Observe que estamos procurando uma lista por nome, não procurando por listas com um nome. Esperamos um ou erro, e você sabe disso por causa da configuração de retorno. Obtemos um “objeto” (que é representado em JSON por chaves) e não um array (que é expresso em JSON por colchetes)
Lembre-se disso.
Agora que sabemos como encontrar uma lista, vamos ver seus campos. Para fazer isso, temos duas escolhas. Uma delas é obter as informações da lista executando uma das etapas acima e usando a URL “Campos”.
Ou alterando ligeiramente o URL acima assim:
_api/web/lists/getbytitle('TrackingQA')/Fields
Obteremos outra lista massiva de itens, agora referentes a cada coluna na exibição.
Ele funcionará para todas as propriedades retornadas, como “RoleAssignments” ou “DefaultView”. Assim, você pode buscá-los facilmente usando a estratégia das seções anteriores e copiar o valor:
Eu prefiro esta opção porque é muito mais legível, desde que tenhamos o cuidado de garantir que a lista existe.
A importância deste artigo é a estratégia e como obter informações dinâmicas do SharePoint. Como você pode ver, você pode obter muitas informações, então obtenha alguns endpoints e explore. Você ficará surpreso com a utilidade da informação.
O SharePoint é uma poderosa ferramenta de colaboração e armazenamento de dados, amplamente adotada para gestão de documentos e trabalho…
O SharePoint Framework (SPFx) é um modelo de desenvolvimento baseado em cliente que permite criar soluções modernas e personalizadas para…
À medida que as organizações adotam cada vez mais o SharePoint Online para soluções de ambiente digital, a necessidade de…