Integração de sistemas legados com Power Automate
Os sistemas legados frequentemente formam a base de muitas organizações, mas integrá-los com fluxos de trabalho modernos pode ser um…
Hoje vamos adicionar uma nova ferramenta fantástica ao seu cinto de ferramentas. Primeiro, verificaremos como obter informações dinâmicas do SharePoint, como as listas, os campos de cada lista e assim por diante. Claro, você pode pensar que não é útil ou que nunca usaria e isso pode ser verdade.
Tudo se resume a usar a ação “Enviar uma solicitação HTTP para o SharePoint ”. Nos bastidores, o Power Automate usa a mesma estratégia para “Obter itens”, por exemplo, então vamos ver as coisas que funcionam em segundo plano e como você pode aproveitá-las.
Por fim, um alerta quanto à terminologia: você precisa entender JSON. Não é difícil, e em breve publicarei uma referência explicando um pouco mais detalhadamente, mas enquanto isso, aqui está o artigo da Wikipedia sobre como funciona.
Uma coisa que pode ser útil é conhecer todas as listas de um site. Para fazer isso, podemos usar o seguinte endpoint:
_api/web/lists/
Veja como fica:
Antes de olharmos para o retorno da ação, é fundamental dar uma olhada nas listas do site de teste.
Como você pode ver, existem algumas, então agora sabemos o que esperar. Há muitas informações retornadas nessa solicitação, mas vamos ver as mais úteis para nós:
A informação retornada é “sobre” a lista e não “da” lista. O que quero dizer com isso é que você não verá as colunas da lista e outros detalhes, mas verá (como mostrado na imagem acima) um link para os itens da lista, um link para as visualizações, etc.
Pense nisso como o “índice” onde você verá as informações de uma lista e depois, dependendo do que quiser, seguirá o caminho até essa informação. Aqui está um pouco mais de informação, ainda sobre a lista:
A Microsoft foi bastante generosa com a quantidade de informações retornadas para que você possa buscar informações como:
Se alguém lhe perguntar, “quantas listas nós temos?” você sabe como fazer isso rapidamente e ainda fornece um pouco mais de informação sobre cada um.
Outra coisa valiosa a fazer é encontrar uma lista, especialmente se você tiver muitas delas. Veja como obter informações dinâmicas do SharePoint referindo-se ao nome da lista.
_api/web/lists/getbytitle('TrackingQA')
Aqui está o que parece:
Então, depois de correr, podemos ver que ele o encontra.
A pesquisa não diferencia maiúsculas de minúsculas. Finalmente, vejamos o que acontece quando encontramos uma lista que não existe.
Obtemos a seguinte exceção:
A Lista 'Teste' não existe no site com a URL 'https://trinapse.sharepoint.com/sites/TrinapseQA'..
clientRequestId: 4609c0a8-d7b1-4358-b4a8-2fe2985ab9c9
serviceRequestId: 7ec583a0-6052-2000-f937-f6afd28b1332
Observe que estamos procurando uma lista por nome, não procurando por listas com um nome. Esperamos um ou erro, e você sabe disso por causa da configuração de retorno. Obtemos um “objeto” (que é representado em JSON por chaves) e não um array (que é expresso em JSON por colchetes)
Lembre-se disso.
Agora que sabemos como encontrar uma lista, vamos ver seus campos. Para fazer isso, temos duas escolhas. Uma delas é obter as informações da lista executando uma das etapas acima e usando a URL “Campos”.
Ou alterando ligeiramente o URL acima assim:
_api/web/lists/getbytitle('TrackingQA')/Fields
Obteremos outra lista massiva de itens, agora referentes a cada coluna na exibição.
Ele funcionará para todas as propriedades retornadas, como “RoleAssignments” ou “DefaultView”. Assim, você pode buscá-los facilmente usando a estratégia das seções anteriores e copiar o valor:
Eu prefiro esta opção porque é muito mais legível, desde que tenhamos o cuidado de garantir que a lista existe.
A importância deste artigo é a estratégia e como obter informações dinâmicas do SharePoint. Como você pode ver, você pode obter muitas informações, então obtenha alguns endpoints e explore. Você ficará surpreso com a utilidade da informação.
Os sistemas legados frequentemente formam a base de muitas organizações, mas integrá-los com fluxos de trabalho modernos pode ser um…
Sistemas legados, embora tenham sido essenciais no passado, frequentemente se tornam barreiras para o crescimento e a eficiência à medida…
O Microsoft Purview é uma solução robusta para governança, conformidade e gestão de dados. Quando integrado ao SharePoint, ajuda as…