Microsoft Purview: Melhorando a governança no SharePoint
O Microsoft Purview é uma solução abrangente para gerenciar governança de dados, conformidade e segurança em todo o ambiente de…
A maioria das ações do Power Automate não fornece uma data de resposta por um bom motivo. Nós não precisamos disso. Eles executam o mais rápido possível, e a diferença entre o horário de início e término seria marginal. Mas algumas ações demoram para responder porque estão aguardando uma ação dos usuários, como o “Enviar um e-mail com opções”, por exemplo. Mas mesmo alguns deles não retornarão uma data de resposta, o que é um problema quando precisamos.
Fornecerei uma solução simples que você pode aplicar a qualquer ação ou grupo de ações, mas quero mostrar por que ela funciona e como podemos aproveitar como o Power Automate foi criado para obter essas informações.
Portanto, com isso em mente, vamos começar com a solução e explorar como o Power Automate pode nos ajudar a obter essas informações.
Como mencionei antes, a solução é bastante fácil. Incluir uma ação de composição como a próxima seção e, em seguida, temosa data de resposta, pois a ação de composição executa.
A função utcNow retorna a data assim que a ação executa para usar a saída da ação de composição em todas as ações subsequentes.
É bem simples, mas por que isso funciona?
Se uma ação estiver conectada a outra, o Power Automate as executará sequencialmente. Não apenas isso, mas o Power Automate só executa um após o outro ao final. Por exemplo, no caso do “Enviar um e-mail com opções” , pode demorar dias sem resposta para que o Flow fique rodando por um tempo.
O Power Automate tem um limite de execução de 30 dias para todos os fluxos, portanto, se você tiver uma autorização que leve mais de 30 dias para ser executada, deverá usar outra estratégia.
Como o Flow não iniciará uma ação sem outra finalização (exceto para tarefas paralelas em que os dois “caminhos” são executados simultaneamente), sabemos que as ações a seguir aguardarão a conclusão de uma, portanto, se aguardarem a conclusão da ação anterior (com erro ou não), o momento em que eles acionam é quando o outro termina de usar isso a nosso favor.
Ao buscar a data logo após o término da ação, sabemos que a data será a data em que a ação anterior passou (mais ou menos alguns milissegundos), então temos uma data armazenada que podemos usar em qualquer lugar do Flow.
Você pode usar isso em casos como:
O primeiro é mais comum, pois os usuários podem demorar para responder, mas os outros podem ser úteis para melhorar seus fluxos, processos ou qualquer coisa intermediária onde os dados sejam necessários para tomar boas decisões.
Por favor, note que esta data é uma aproximação. Se você precisa de muita precisão na data, deve usar um sistema totalmente diferente, pois o tempo para executar um Flow e retornar pode variar muito de chamada para chamada.
Armazenar o tempo de resposta pode ser uma grande vantagem para entender as ineficiências do sistema. Além disso, dependendo de onde você armazena seus dados, talvez não seja possível armazenar automaticamente, por exemplo, a data de inserção do registro. Com isso em mente, você precisa manter as informações no Power Automate e salvá-las no sistema para ter um histórico do tempo que levou para que algo acontecesse.
Finalmente, quero destacar o tratamento de erros. Você pode ter uma tarefa sequencial acionada apenas se seu fluxo for um erro. Neste caso, é essencial saber quando ocorreu o erro, por isso é bastante útil ter a data da falha. Você pode usar a mesma estratégia e armazenar os dados para ter um ponto de dados adicional para descobrir o que deu errado.
Como sempre digo, é tudo uma questão de estratégia, e isso não é exceção. Você pode obter as informações do seu Flow e, aproveitando o funcionamento do Power Automate, pode realizar algumas tarefas que, embora não tenham suporte no Flow, podem realizar.
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