SharePoint Online: como organizar links internos e externos

Por Fernando Viana e Sá
SharePoint Online: como organizar links internos e externos

O SharePoint ganhou um facelift moderno, o Office 365 se tornou o Microsoft 365 e, como resultado, agora temos novas maneiras de organizar links para o conteúdo dentro e fora de nossa organização. Portanto, neste artigo, gostaria de documentar algumas maneiras sobre como organizar links no SharePoint Online.

1. Hero Web Part

Primeiramente, para obter a melhor experiência visual, você não pode vencer a Hero Web Part. Pois, ela permite que você adicione até 5 links / blocos com belas imagens de fundo e efeitos interessantes de passar o mouse + frases de chamariz. O Hero Web Part vem por padrão com o modelo de site de comunicação, mas você também pode adicionar um a qualquer página.

Prós

  • A melhor experiência visual e a disponibilidade de uma opção de call to action

Contras

  • É preciso muito espaço na tela
  • Os blocos não podem ser redimensionados

2. Menu de navegação do Hub

Todavia, o Menu Hub permite adicionar links no nível do Menu Hub Global. Portanto, se você prosseguir com a opção Mega-menu , poderá organizar seus links de maneira bastante agradável para seus usuários.

Prós

  • Os links são globais – visíveis / acessíveis a partir de qualquer site que faça parte do Hub
  • Pode definir a segmentação por público da mesma forma que a opção Links rápidos

Contras

  • Requer que o proprietário do site do hub faça alterações no menu
  • Seu site deve fazer parte do Hub para aproveitar esses links

3. Blocos do iniciador de aplicativos do Microsoft 365

Se você tem apenas alguns links para adicionar e eles são links globais para sites ou aplicativos que você deseja que sejam visíveis na frente e no centro, você pode querer adicioná-los ao Menu do Iniciador de Aplicativos da Microsoft. Pois, isso garantirá que seus usuários os vejam quando clicarem no Iniciador de aplicativos para acessar vários aplicativos do Microsoft 365.

Prós

  • Links acessíveis / visualizáveis ​​de qualquer outro aplicativo Microsoft 365

Contras

  • Só funciona para uma seleção de links de alto nível

4. Logotipo clicável

Se você deseja criar um link para o seu site do SharePoint Home (página de destino da intranet), você pode querer empregar uma opção de logotipo clicável que você tem na barra de aplicativos do Microsoft 365.

Prós

  • Pode ser visualizado em aplicativos selecionados do Microsoft 365

Contras

  • Pode adicionar apenas um link

Outra ótima maneira de armazenar e criar links é utilizar a opção Link da Biblioteca de Documentos . É uma ótima maneira de misturar documentos que você normalmente teria em uma biblioteca de documentos com links para o documento em outros sites / bibliotecas ou links para qualquer conteúdo que você tenha na Internet (ou seja, uma postagem de blog).

Prós

  • Uma ótima opção quando você deseja organizar links relacionados a documentos que você já possui em seu site / biblioteca

Contras

  • Não é tão visualmente atraente quanto as outras opções listadas neste artigo

Outra ótima opção para capturar links é criar uma coluna do tipo Hyperlink em uma lista ou biblioteca. Pois, a beleza dessa opção é que você pode incrementar a lista com metadados personalizados (categorias) e organizar seus links da maneira que desejar.

Prós

  • Uma ótima maneira de organizar links por meio de metadados personalizados

Contras

  • Prático apenas se você tiver um link para vincular por linha em uma lista ou biblioteca
  • Não é visualmente atraente como as outras opções listadas acima (mas quem se importa, faz o trabalho!)

7. Barra de aplicativos do SharePoint

Outra opção para organizar os links, principalmente os globais, seria por meio da Barra de Aplicativos do SharePoint .

Prós

  • Links visíveis / acessíveis de qualquer site do SharePoint

Contras

  • Faz sentido apenas para links globais / empresariais, não é adequado para proprietários de sites
  • Por design, ele só pode ser configurado pelo administrador do SharePoint

Outra ótima opção para organizar links, especialmente aqueles para conteúdo externo, seria usar a opção Link de Notícias disponível na Web Part de Notícias. Pois, o que é ótimo nessa opção é que você pode colar um link externo, e o widget irá “pegar” a imagem e algum texto desse link externo e preenchê-lo automaticamente na postagem de notícias para você.

Prós

  • Visualmente apelativo

Contras

  • Só faz sentido para links para conteúdo / artigos internos / externos

Você pode encontrar mais tutoriais do SharePoint como este em nosso blog, portanto, certifique-se de conferir todos os dias.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast