Erros a evitar ao criar um ambiente Power Platform

Por Erick Alves de Moura
Erros a evitar ao criar um ambiente Power Platform

Configurar um ambiente de Power Platform da maneira errada pode ter sérias consequências. Isso inclui perda de dados sem recuperação de backups, falta de segurança que permite que usuários indesejados entrem no ambiente e baixo desempenho que prejudica a eficiência dos usuários finais. Neste artigo, mostrarei como configurar corretamente

1. Escolhendo a região incorreta

Você só tem uma chance de selecionar a região adequada. Se você escolher o errado, não há como alterá-lo. O único caminho a seguir é criar outro novo ambiente e começar de novo.

A região do ambiente é importante porque determina em qual datacenter seus fluxos de Power Apps, Power Automate e seus dados residem. Escolha o datacenter mais próximo de seus usuários para oferecer o melhor desempenho. Considere também a soberania dos dados.

2. Escolhendo o tipo de ambiente errado

tipo de ambiente padrão Sandbox ativa a ação Redefinir, que exclui todos os dados e personalizações do ambiente e o restaura para as configurações de fábrica. Você não pode executar uma restauração para recuperar dados perdidos ou personalizações porque os backups do ambiente também são excluídos. É fundamental que você verifique se os ambientes utilizados para produção não possuem o tipo Sandbox.

Correção através do ambiente no Power Platform Admin Center e pressionando a ação Convert To Production.

3. Esquecer de inserir um URL de ambiente

A alteração da URL do ambiente após a configuração inicial do ambiente pode interromper os fluxos do Power Automate e outras personalizações. Por exemplo, um fluxo do Power Automate que usa a URL do ambiente armazenada em uma variável de ambiente começaria a falhar.

Para atualizar a URL do ambiente após a criação de um ambiente, acesse o centro de administração da Power Platform e edite as configurações do ambiente.

4. Falha ao aplicar um grupo de segurança

Um ambiente sem grupo de segurança permite que o administrador do sistema atribua funções e compartilhe aplicativos e fluxos com qualquer usuário no locatário. Somente desenvolvedores devem ter permissão nos ambientes de desenvolvimento para garantir que nenhuma personalização seja interrompida. Da mesma forma, apenas usuários autorizados devem ter permissão para entrar no ambiente de produção para garantir que nenhum dado confidencial vaze.

Para atualizar o grupo de segurança, vá para o centro de administração da Power Platform e edite as configurações do ambiente.

5. Atribuição de funções de segurança ausentes aos usuários

Os usuários não podem executar aplicativos em um ambiente até que recebam pelo menos uma função de segurança de usuário básico. Os desenvolvedores precisam de uma função de criador de ambiente ou de personalizador do sistema para criar novos recursos e exibir dados. Funções de segurança personalizadas adicionais também podem ser necessárias. Não assuma que, porque um usuário aparece na lista de usuários do ambiente, ele tem uma função de segurança.

Para atribuir uma função de segurança a um usuário, abra o menu Usuários, selecione um usuário e clique em Gerenciar funções de segurança .

6. Negligenciar a configuração das políticas de dados

Se a política de dados adequada para o ambiente for desconhecida na criação, considere mover todos os conectores da Microsoft para a categoria comercial, deixando os outros na categoria não comercial. Isso impedirá que os conectores da Microsoft interajam com APIs de terceiros. Considere bloquear o conector HTTP até que você tenha um bom motivo para ativá-lo. O conector HTTP pode acessar qualquer API na Internet.

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