Mantendo seus fluxos do Power Automate ligados
Já percebeu que seu fluxo do Power Automate parou de funcionar de repente? Se um fluxo não for acionado por…
Os serviços do Microsoft 365 (M365), como o SharePoint Online, oferecem configurações de controle de acesso no aplicativo que permitem aos administradores gerenciar o acesso dos usuários de maneira detalhada. Embora amplamente utilizadas, essas configurações podem levar à duplicação, negligência ou falta de documentação, resultando em potenciais problemas e maior complexidade de solução de problemas.
A transição para Políticas de Acesso Condicional (CAPs) é uma prática recomendada, pois essas políticas são continuamente atualizadas com novos recursos, fornecendo uma maneira robusta e centralizada de gerenciar o acesso a aplicativos e serviços. A boa notícia é que 99% das configurações de controle de acesso do SharePoint podem ser gerenciadas por meio de Políticas de Acesso Condicional. Este artigo o guiará sobre como configurar CAPs, garantindo uma transição suave das configurações existentes.
Para começar, navegue até o Centro de Administração do SharePoint e explore Políticas > Controle de Acesso. A partir daqui, você pode mapear as configurações existentes para equivalentes nas Políticas de Acesso Condicional.
Ao criar uma CAP para os controles de acesso do SharePoint, certifique-se de que a política tenha como alvo os recursos corretos. Para SharePoint e OneDrive, isso significa selecionar o aplicativo Office 365 SharePoint Online.
Consideração Chave:
Dispositivos não gerenciados referem-se àqueles que não estão ingressados no Entra ID, ingressados no Entra Hybrid ou em conformidade com as políticas do Microsoft Intune. O SharePoint Online oferece três opções de acesso para esses dispositivos:
Configuração da CAP
Nota: Usuários externos podem ser impactados ao usar CAPs para bloquear ou limitar o acesso de dispositivos não gerenciados. Para isentar cenários específicos (por exemplo, itens compartilhados que exigem verificação por e-mail), use o seguinte comando PowerShell:
Set-SPOTenant -ApplyAppEnforcedRestrictionsToAdHocRecipients $false
O encerramento de sessão por inatividade garante usuários desconectados após um período definido de inatividade.
Configuração da CAP
Defina os controles de sessão dentro da CAP para especificar a duração do tempo limite.
As restrições baseadas em IP garantem o acesso limitado a dispositivos dentro de intervalos de rede confiáveis.
Pré-requisitos
Defina Localizações Confiáveis nas configurações do Azure AD.
Configuração da CAP
Use condições baseadas em localização na CAP para restringir o acesso a dispositivos dentro do intervalo de IP confiável.
Métodos de autenticação legados carecem de recursos modernos de segurança e devem ser bloqueados.
Configuração da CAP
Crie uma CAP dedicada para bloquear o acesso a aplicativos que não usam autenticação moderna. Certifique-se de que essa CAP complemente sua política do SharePoint, que concede acesso sob condições específicas.
Centralizando o gerenciamento de controle de acesso por meio de Políticas de Acesso Condicional, você desbloqueia capacidades adicionais, como:
A transição para CAPs não é apenas uma atualização de segurança, mas também um passo para a adoção de melhores práticas para o gerenciamento moderno de TI.
Veja também nosso artigo sobre Os melhores recursos do SharePoint Online em 2024.
Já percebeu que seu fluxo do Power Automate parou de funcionar de repente? Se um fluxo não for acionado por…
No ambiente de negócios acelerado de hoje, a inovação não é apenas um luxo — é uma necessidade. Organizações de…
O SharePoint Online oferece ferramentas poderosas para criar uma intranet bem projetada e capaz de engajar os funcionários. Este passo…