Por Que e Como de um sistema de relatórios com Power BI
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A comunicação é um traço fundamental da humanidade e traduz a complexidade com que conseguimos compartilhar informações. Nas empresas, comunicar-se é uma peça-chave, que auxilia nos processos de negócios e contribui com o sucesso das organizações. Por isso, é tão importante entender conceitos como a comunicação horizontal e vertical.
Segundo o Project Management Institute (PMI), 64% das empresas no Brasil têm falhas de comunicação que comprometem os resultados. Não é à toa que transmitir bem as ideias aos subordinados e conseguir falar de maneira adequada com outros gestores são duas preocupações das lideranças e das companhias.
Neste artigo, vamos explicar o que é comunicação horizontal e vertical e de que forma cada uma delas contribui para o crescimento da organização. Confira!
Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes que a comunicação é um dos segredos do sucesso das grandes empresas. De fato, um ambiente no qual é possível expressar ideias e interagir livremente contribui para o avanço da agenda dos negócios.
Nas empresas, há dois tipos principais de comunicação interna: a horizontal e a vertical. Chamamos de comunicação horizontal aquela que ocorre entre funcionários e equipes para tratar de assuntos do dia a dia. Ela é importante por permitir que todos os membros se sintam inseridos na organização.
Toda comunicação horizontal é, de certa forma, lateral. Afinal, ela acontece entre indivíduos que têm o mesmo nível de “poder” dentro da hierarquia do negócio. Dessa maneira, tal modalidade propicia a integração entre departamentos e deve ser mantida mesmo em grandes companhias.
Por sua vez, a comunicação vertical é aquela que ocorre entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos. Um exemplo prático dessa modalidade é quando um gestor ou liderança fala com a sua equipe, seja para transmitir novas ideias, seja para solicitar uma demanda.
Por sua natureza, a comunicação vertical acontece em dois fluxos, o ascendente e o descendente. A do tipo ascendente é aquela em que um indivíduo, em posição hierárquica inferior ao outro, faz uma solicitação, envia uma demanda ou sugere algo para a companhia.
Planilhas e relatórios gerenciais, por exemplo, são formas de comunicação ascendente que influenciam na tomada de decisão e mostram-se fundamentais para o funcionamento adequado das empresas.
Já a comunicação descendente é aquela que parte das lideranças em direção à base da pirâmide hierárquica. Um comunicado, uma orientação sobre as metas do período e uma reunião de feedback são exemplos dessa modalidade.
Sabemos que a tecnologia permeia boa parte dos processos de negócios e influencia no modo como a comunicação é feita nas empresas. Nesse contexto, a intranet e a extranet são ferramentas essenciais para a troca de informações e ideias nos negócios. Afinal, tais recursos são acessíveis e simples de utilizar.
Com o uso da intranet, por exemplo, membros da gestão recebem dados de seus colaboradores e acessam as principais informações do negócio com apenas alguns cliques. Já com a extranet, fica menos complicado falar com fornecedores e interagir com aqueles que ajudam a empresa a se tornar cada vez mais competitiva no mercado.
É importante ressaltar que há muitas maneiras de fomentar processos de comunicação mais eficientes dentro do negócio. Um exemplo é o modelo “portas abertas”, no qual os colaboradores podem falar diretamente com membros de um nível hierárquico superior e contribuir com ideias e sugestões. Além disso, reuniões e socializações com colegas de trabalho são uma ótima oportunidade de estimular a troca de informações entre os profissionais.
Agora, sim, você sabe o que é comunicação horizontal e vertical e qual a importância de cada uma delas para o sucesso de uma empresa. Por fim, é preciso lembrar que uma das finalidades da tecnologia é promover um ambiente organizacional no qual a troca de ideias e informações ocorram de maneira rápida, fácil e eficiente. Logo, a recomendação é empregar os recursos tecnológicos para comunicar melhor e, consequentemente, obter ganhos nos negócios.
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