Como usar o Microsoft Purview com o SharePoint

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como usar o Microsoft Purview com o SharePoint

O Microsoft Purview é uma solução robusta para governança, conformidade e gestão de dados. Quando integrado ao SharePoint, ajuda as organizações a manter controle sobre dados sensíveis, garantir conformidade e aumentar a segurança. Este guia descreve, passo a passo, como usar o Microsoft Purview com o SharePoint.

1. Acesse o Microsoft Purview

  1. Faça login no Centro de Administração do Microsoft 365:
  2. Abra o Microsoft Purview:
    • No painel de navegação à esquerda, selecione Conformidade para acessar o Microsoft Purview.
    • Alternativamente, acesse o portal do Microsoft Purview.

2. Configure o SharePoint como uma Fonte de Dados

  1. Configure uma Conexão com o SharePoint:
    • No portal do Purview, navegue até Gerenciamento do ciclo de vida de dados ou Proteção de informações, dependendo do seu caso de uso.
    • Selecione Fontes de dados e clique em + Adicionar fonte de dados.
  2. Escolha o SharePoint:
    • Na lista de fontes de dados, selecione SharePoint Online.
    • Insira o URL do seu locatário do SharePoint.
  3. Autentique a Conexão:
    • Use credenciais de administrador global ou permissões necessárias para conceder acesso ao Purview.

3. Configure Rótulos de Sensibilidade ou Retenção

  1. Crie Rótulos de Sensibilidade:
    • No Purview, vá até Proteção de informações > Rótulos > + Criar um rótulo.
    • Defina configurações do rótulo, como criptografia, marcação de conteúdo e controle de acesso.
    • Publique o rótulo, atribuindo-o a usuários ou grupos.
  2. Crie Rótulos de Retenção:
    • Navegue até Gerenciamento do ciclo de vida de dados > Políticas de retenção > + Criar uma política.
    • Configure o período de retenção e as ações a serem tomadas após a expiração (ex.: exclusão ou revisão).
  3. Aplique Rótulos no SharePoint:
    • Após publicados, os rótulos estarão disponíveis nas bibliotecas do SharePoint para aplicação manual ou automática.

4. Analise e Monitore o Conteúdo

  1. Ative Políticas de Prevenção de Perda de Dados (DLP):
    • No Purview, vá até Prevenção contra perda de dados > Políticas > + Criar uma política.
    • Selecione o SharePoint como local e configure regras para detectar dados sensíveis.
  2. Execute Análises de Conteúdo:
    • Use a aba Classificação de dados para analisar o conteúdo do SharePoint em busca de informações sensíveis.
    • Veja os resultados no Explorador de Conteúdo e no Explorador de Atividades para obter insights.
  3. Configure Alertas e Relatórios:
    • Configure alertas para violações de políticas e agende relatórios regulares para monitorar a conformidade.

5. Automatize Fluxos de Trabalho de Conformidade

  1. Configure eDiscovery:
    • No Purview, vá até eDiscovery > Casos > + Criar um caso.
    • Adicione sites do SharePoint ao escopo para investigação e exportação de dados, se necessário.
  2. Utilize Gerenciamento de Riscos Internos:
    • Monitore atividades de usuários no SharePoint para identificar riscos potenciais.
    • Configure políticas para detectar e mitigar problemas.

6. Treine os Usuários e Monitore a Adoção

  1. Eduque Sua Equipe:
    • Treine os usuários do SharePoint sobre como aplicar rótulos de sensibilidade e cumprir políticas.
  2. Monitore a Adoção e a Eficácia:
    • Use os dashboards do Purview para acompanhar o uso de rótulos e a eficácia das políticas.
    • Ajuste as políticas com base no comportamento dos usuários e nas necessidades da organização.

Conclusão

O Microsoft Purview e o SharePoint formam uma combinação poderosa para proteger e gerenciar os dados de uma organização. Seguindo estes passos, você pode garantir que seu ambiente esteja em conformidade, seguro e otimizado para as necessidades de governança de dados da sua empresa.

Veja também nosso artigo sobre Microsoft Purview: Melhorando a governança no SharePoint.

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