Por Que e Como de um sistema de relatórios com Power BI
Um sistema de relatórios gerenciais eficaz é fundamental para impulsionar decisões estratégicas em uma organização. Portanto, com os avanços tecnológicos…
Quando você cria soluções baseadas no SharePoint, há duas maneiras básicas de os usuários interagirem com elas. Você pode permitir que eles usem o SharePoint com todas as suas funcionalidades: pesquisa, formulários novos/exibidos, classificação, visualizações, etc., ou você pode criar um PowerApp. Um aplicativo moderno que conterá as funcionalidades necessárias, ocultando completamente as listas do SharePoint em segundo plano. E como a lista fica em segundo plano, você pode ser muito mais criativo com a estrutura de dados. Em vez de ter uma coluna separada para tudo, você pode agrupar as informações – especialmente útil se você trabalha com números dinâmicos de valores.
A coluna do SharePoint deve ser uma coluna de texto com várias linhas, definida apenas como texto simples. Você não deseja ficar limitado a 255 caracteres em uma única linha de texto e não deseja que os caracteres especiais sejam adicionados ao ativar o rich text.
Para armazenar um JSON nesta coluna, comece na coleção PowerApps. Você pode pegar qualquer coleção e converter em JSON com a função JSON(…). No meu exemplo estou criando uma coleção manualmente.
ClearCollect(colJsonData, {Year: "2024", Month: "January"}, {Year: "2024", Month: "February"});
Assim que tiver uma coleção, posso convertê-la, por exemplo:
JSON(colJSONdata)
E armazene-o em uma lista do SharePoint na coluna de várias linhas de texto com a função Patch(…).
ClearCollect(colJsonData, {Year: "2024", Month: "January"}, {Year: "2024", Month: "February"});
Patch(DateList, {ID: 1}, {'JSON column': JSON(colJSONdata)}
O resultado fica visível na lista do SharePoint, uma matriz JSON válida no campo de texto.
Mas esse JSON não é algo que você queira mostrar aos usuários. Os usuários desejam ver os dados do aplicativo PowerApps de forma fácil de ler. O que significa que em algum momento você terá que carregar os dados e mostrá-los no aplicativo.
Como o PowerApps funciona com coleções, não com objetos JSON, você terá que convertê-lo em uma coleção.
Primeiramente, analise o JSON com a função ParseJSON(…) e transforme-o em uma Tabela(…).
Table(ParseJSON(varItem.'JSON column'))
Em segundo lugar, percorra a tabela e recrie uma coleção com os dados JSON.
ClearCollect(
JSONdata,
ForAll(
Table(ParseJSON(varItem.'JSON column')),
{
Name: Text(Value.Name),
Surname: Text(Value.Surname)
}
)
)
Agora, com os dados de volta em uma coleção, você pode usá-los no PowerApp.
Como você pode ver, o uso do PowerApps pode dar mais liberdade sobre os dados em segundo plano, o que permitirá que você use até mesmo objetos de dados complexos – armazene e carregue JSON neste exemplo. Você pode transformar uma coleção em JSON, armazená-la em uma coluna de texto e carregá-la de volta quando necessário.
Mas isso não significa que você deva fazer isso para todas as suas soluções agora! É apenas uma solução alternativa quando o banco de dados fica muito complicado ou quando você está trabalhando com um número dinâmico de entradas. Por exemplo, se uma solicitação pode conter informações sobre 1 a 5 pessoas, ou se você precisa definir uma programação semanal com combinações de dia e horário, ter uma coluna com JSON parece uma boa solução.
Entre em contato ainda hoje e veja como nossos especialistas podem ajudar o seu negócio.
Um sistema de relatórios gerenciais eficaz é fundamental para impulsionar decisões estratégicas em uma organização. Portanto, com os avanços tecnológicos…
O SharePoint Online oferece ferramentas poderosas para ajudar os usuários a se manterem atualizados com mudanças importantes e a simplificar…
O SharePoint é uma ferramenta poderosa para gestão de documentos e colaboração em equipe, com recursos integrados que suportam notificações,…