Transformando o SharePoint em um sistema inteligente com Power Platform
O SharePoint é uma poderosa ferramenta de colaboração e armazenamento de dados, amplamente adotada para gestão de documentos e trabalho…
O mercado de desenvolvimento de software de baixo código está emergindo como um dos mercados mais quentes. A Microsoft está se preparando para lançar outra série de atualizações para Power Platform.
O Power Platform da Microsoft é um conjunto de quatro produtos, nomeadamente Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents. Ou seja, eles podem ser usados por pessoas com habilidades mínimas de codificação para criar e implantar aplicativos personalizados por meio de uma interface de baixo código.
O desenvolvimento de software de baixo código está se tornando cada vez mais popular pois permite que os funcionários da empresa criem aplicativos que possam agilizar seus processos de trabalho. Essa é uma capacidade útil para a maioria das empresas, portanto, não é de surpreender que o mercado tenha um enorme potencial de crescimento.
Os novos recursos anunciados no evento virtual Microsoft Ignite incluem uma ferramenta chamada Power Automate Desktop para Windows 10. A Microsoft oferece aos clientes uma solução de automação de processos robóticos fácil de usar que automatiza tarefas de dispositivos Windows.
O Power Automate Desktop para Windows 10 fornece uma interface visual de arrastar e soltar para projetarem fluxos de trabalho com mais facilidade. A oferta vem com mais de 370 ações predefinidas que podem conectar vários aplicativos diferentes uns aos outros, permitindo que automatizem várias tarefas diárias.
A segunda grande atualização é uma nova linguagem, de código aberto e baixo código para customização de lógica na Power Platform chamada Microsoft Power Fx.
O Power Fx foi projetado para criar uma base para que desenvolvedores e profissionais possam se comunicar, colaborar e resolver problemas relacionados ao desenvolvimento de aplicativos. A Microsoft o descreveu como uma linguagem de baixo código que é expressa em texto e modelada a partir das funções do Excel.
O que a Microsoft está realmente tentando fazer com o Power Fx é reduzir a barreira para começar a codificar. Afinal, o código baixo difere das plataformas sem código que não exigem nenhuma programação, pois geralmente é necessário um código mínimo para personalizar vários aplicativos.
Conforme os aplicativos de baixo código se tornam mais usados nas organizações, novos recursos são necessários para gerenciar seu crescimento e escala. Para esse fim, a Microsoft está adicionando mais controles de governança e administração à Power Platform. Assim permitem governança de exfiltração de dados em todo o tenant e regras de prevenção de perda de dados.
Além disso, o Power Platform está ganhando mais relatórios analíticos prontos para uso e supervisão em toda a plataforma. Assim os administradores podem rastrear quem está usando os aplicativos baseados em Power e o impacto nos negócios.
O Power BI Premium , que fornece análises de autoatendimento unificadas e BI corporativo para cada usuário e organização, agora está disponível em versão privada. Esta é uma versão que inclui atualizações de arquitetura que aumentam o desempenho e a estabilidade, além de escalonamento automático.
No geral, a Microsoft está fazendo um bom progresso e ninguém terá dúvidas de que a Power Platform é uma das maiores apostas da empresa.
A última atualização anunciada é o Power Virtual Agents , uma ferramenta sem código para criar chatbots que lidam com atendimento ao cliente e tarefas relacionadas. Os agentes virtuais estão recebendo outra dose de inteligência artificial que permite aos bots aprender e melhorar seu desempenho ao longo do tempo, sem qualquer intervenção.
A Microsoft investe cada vez mais nas soluções de baixo ou sem código, principalmente no Power Platform. Junto com a Trinapse seu negócio pode se aproveitar de todas essas ferramentas e alavancar ainda mais seus negócios. Por fim, veja também nosso guia para obter máximo proveito de uma consultoria em Power Apps, uma das ferramentas do Power Platform.
O SharePoint é uma poderosa ferramenta de colaboração e armazenamento de dados, amplamente adotada para gestão de documentos e trabalho…
O SharePoint Framework (SPFx) é um modelo de desenvolvimento baseado em cliente que permite criar soluções modernas e personalizadas para…
À medida que as organizações adotam cada vez mais o SharePoint Online para soluções de ambiente digital, a necessidade de…